EE. Francisco Molina Molina - Diretoria de Ensino Região de Jales

domingo, 3 de junho de 2012

Projeto: 100% leitor

Justificativa
Ler é desvendar os mistérios do mundo, sentir prazer e não apenas superar dificuldades, é melhorar sua própria vida, ou ainda, ler para aprender a escrever.  No que diz respeito à leitura, ela é vista como aquisição de competências, disposições e crenças relacionadas a usos escolares da escrita. É que sendo as famílias dos alunos pouco dotadas de conhecimento, não podendo, assim, elas mesmas transmiti-lo a seus membros, elas são as maiores incentivadoras da leitura, pois concordam que a aprendizagem se inicia com ela. V visando uma melhora na leitura e escrita de nossos aluno, e a socialização com os pais, fez-se necessário à criação de um projeto de empréstimo de livros, uma vez que a escola dispõe de um acervo razoavelmente grande de livros de literatura.

Objetivos
Ler é brincar, é viajar pela imaginação sem sair de nenhum lugar ou indo a todos os lugares, ler é devaneio, é amor, é nostalgia, ler é sonhar, sonhar acordado e, até sonhar dormindo com as histórias que leio acordado… 

 O Projeto 100% Leitor, tem como objetivo também buscar a co-responsabilidade da família, na medida em que, em casa, os pais, mesmo aqueles que não tem acesso ao letramento, pode incentivar os filhos à responsabilidade pelo zelo do livro e incentivo à leitura. Dessa forma é mais um subsídio que pretende possibilitar aos alunos a superação das suas dificuldades de domínio na leitura, e a escola entende que está contribuindo para que a criança evolua intelectualmente e está formando de forma sistemática um cidadão mais crítico e criativo, possibilitando condições igualitárias de democratização do pleno direito de escolarização e cidadania. Para garantir a aprendizagem do aluno faz-se necessário:
· Promover o acesso sistemático a uma grande variedade de títulos, desenvolvendo nos educandos a competência leitora;
· Incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade;
· Formar novos leitores, desenvolvendo atividades que buscam o gosto pela Leitura;
· Desenvolver a capacidade de refletir e posicionar-se sobre o livro lido; 
· Estimular a produção textual;
· Oferecer livros dissociados da obrigatoriedade e ou castigo;
· Integrar os pais, alunos e comunidade escolar no processo de valorização da leitura. 


Procedimentos

A metodologia que pretendemos adotar será através da análise da obra literária, seguindo os seguintes passos:
· Identificar no livro: título, autor, ilustrador, editora, edição, biografia do autor,(como atividade de pesquisa, quando necessário);
· Estrutura da obra: resumo, personagens, local, época, estilo;
· Conclusão: a opinião do aluno-leitor sobre o livro( pode ser feita oral ou por escrito). 
Para obter tais in formações do aluno pode-se utilizar uma ficha, constando todos esses dadospara fazer a análise da obra, pois desta forma, pode-se verificar se o aluno lê e entende o livro que leu. 
O projeto estará direcionado a todos os alunos da escola, e também de toda comunidade escolar,                                         organizado da seguinte forma: 
  • Todos os livros serão catalogados, desta forma, não há preocupação de controle de empréstimo;
  • O empréstimo será  no máximo dois livros por vez;                                                                                                
  • Os alunos levarão os livros na Sacola Literária para evitar danos nos mesmos.
Será feito também um trabalho de sensibilização com todos os alunos, e também com a comunidade escolar  para que os mesmos tenham zelo com uso dos livros.
Os empréstimos dos livros serão feitos semanalmente, durante todo ano letivo, podendo ficar até duas semanas, dependendo da necessidade do aluno. 
Todo acervo da Sala de Leitura estará disponibilizados aos alunos,e a comunidade escolar incentivando-os à prática da leitura , visando à formação do leitor, oportunizando-os ao vasto universo de livros da Literatura Brasileira e Universal. 


Público Alvo

Todos os alunos do Ensino Fundamental – Ciclo I e II, Ensino Médio, Funcionários, professores, gestores e toda a comunidade escolar. 


Cronograma 
Este projeto será desenvolvido durante todo o ano de 2012. O empréstimo deverá ser feito no mínimo uma vez por semana. 


Recursos materiais 

Livros literários, fichas ou caderno de registros, lápis, borracha, canetinhas, cola, tesoura, canetas e a sacola literária para o ciclo I. 


Avaliação

A avaliação dar-se-á através de: 

  • Releituras em sala de aula e na SL; 
  • Acompanhamento da ficha literária; 
  • Melhora no desenvolvimento escolar do aluno; 
  • Análise da obra literária (individual ou em grupo); 
  • Participação e mais interesse dos alunos pelas atividades de leitura, produção de textos e de literatura infantil;
  • Promoção de concurso para os alunos leitores por meio de painéis na escola, onde se registram os alunos que mais leem dentro e fora da escola.

 Dona Izildinha é da comunidade, frequenta semanalmente a Sala de Leitura. 

A artesã Rosa , a Profª Ivete, a Profª Rosani e a Psicológa Elizete  escolhendo livros.

Professora Luciana ajuda seus alunos na escolha dos livros.

Alunos do 4º ano registrando seus livros

Alunos do 5º ano escolhendo livros

Professora Dirce fazendo a roda da leitura com os alunos 

Professora Dirce auxiliando seus alunos na escolha do livro

Professora Adriana auxiliando seus alunos na escolha do livro

Professora Rosani apresentando livros novos aos alunos do 2º ano

Professora Rosani Fazendo a leitura de uma crônica aos professores no HTPC

Aluna Julia fazendo indicação do livro

Alunos do 4º ano na escolha do livro

Professora Roseli fazendo indicação de livros aos alunos do 5º ano

Disposição dos livros para escolha dos alunos

 Professora Luciana e Rosani auxiliando os alunos na escolha do livro
  
Expositor de revistas e livros


Professora Dirce  registrando os livros dos alunos


Nenhum comentário:

Postar um comentário