EE. Francisco Molina Molina - Diretoria de Ensino Região de Jales

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Projeto: "Quem lê sabe mais..."

Leitura Permanente 


Justificativa
 A prática escolar tem-nos comprovado que sem leitura torna-se quase impossível ao aluno o prosseguimento nos estudos. A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Ela possibilita a aquisição da maior parte dos conhecimentos acumulados pela humanidade. 
Entretanto, faz-se necessário desenvolver atividades diferenciadas que estimulem os alunos a serem protagonistas de suas ações, uma vez que a escola tem um papel decisivo na ampliação da competência leitora dos educandos.
 
Objetivo
A leitura é o caminho para a ampliação da percepção do mundo à nossa volta. Quanto mais um indivíduo lê mais integrado com seu meio estará. A leitura é feita de diversas formas, uma das principais é utilizada pela escrita, onde pode ser observável através de livros, revistas, jornais, entre tantos outros dos quais se utilizam símbolos reconhecíveis pela sociedade.

O projeto "Quem lê sabe mais" tem como objetivo :   

  • criar o hábito de ler diariamente;
  • desenvolver a competência leitora e escritora;
  • promover a leitura de diversos gêneros textuais,
  • incentivar a prática e o gosto pela  leitura de forma prazerosa;
  • despertar os mais diversos sentimentos e interesse pelos clássicos literários;
  • proporcionar o contato com um acervo de livros variados;
  • oportunizar  professores, alunos e funcionários a lerem na escola.
Procedimentos
 A leitura será feita durante toda semana sempre no início da primeira aula juntamente com o professor do Currículo Básico e o mesmo também participará da leitura lendo um livro como forma de incentivo aos alunos. Cada aluno escolhe um livro e fará a leitura durante quinze minutos, cada série tem seu acervo na caixa literária que fica disponível na sala de leitura. O aluno representante de sala tem o compromisso de buscar a caixa e levá-la para sala de aula assim que der o sinal. 


Público Alvo
Todas as séries do Ensino Fundamental Ciclo I e II, Ensino Médio, professores, gestores e funcionários.

Cronograma
O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo. 

Avaliação
Ocorrerá durante todo processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano.












3 comentários:

  1. É maravilhoso apreciar fotos e informações tão importantes sobre a realização de projetos de leitura. Parabéns pelo trabalho!

    Virgínia

    PCOP de Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  2. bjetivo

    A leitura é o caminho para a ampliação da percepção do mundo à nossa volta. Quanto mais um indivíduo lê mais integrado com seu meio estará. A leitura é feita de diversas formas, uma das principais é utilizada pela escrita, onde pode ser observável através de livros, revistas, jornais, entre tantos outros dos quais se utilizam símbolos reconhecíveis pela sociedade.


    O projeto "Quem lê sabe mais" tem como objetivo :


    •criar o hábito de ler diariamente;
    •desenvolver a competência leitora e escritora;
    •promover a leitura de diversos gêneros textuais,
    •incentivar a prática e o gosto pela leitura de forma prazerosa;
    •despertar os mais diversos sentimentos e interesse pelos clássicos literários;
    •proporcionar o contato com um acervo de livros variados;
    •oportunizar professores, alunos e funcionários a lerem na escola.
    Procedimentos

    A leitura será feita durante toda semana sempre no início da primeira aula juntamente com o professor do Currículo Básico e o mesmo também participará da leitura lendo um livro como forma de incentivo aos alunos. Cada aluno escolhe um livro e fará a leitura durante quinze minutos, cada série tem seu acervo na caixa literária que fica disponível na sala de leitura. O aluno representante de sala tem o compromisso de buscar a caixa e levá-la para sala de aula assim que der o sinal.




    Público Alvo
    Todas as séries do Ensino Fundamental Ciclo I e II, Ensino Médio, professores, gestores e funcionários.

    Cronograma
    O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo.

    Avaliação
    Ocorrerá durante todo processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano.






























    Postado por Professoras: Rosani Belati e Dirce Lansoni às 15:40
    Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutReações:
    2 comentários:
    Virgínia e Tamar11 de junho de 2012 12:01
    É maravilhoso apreciar fotos e informações tão importantes sobre a realização de projetos de leitura. Parabéns pelo trabalho!

    Virgínia

    PCOP de Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
    RespostasProfessoras: Rosani Belati e Dirce Lansoni15 de junho de 2012 15:17
    Obrigada pelo carinho, visite sempre nosso blog, abraços...
    Rosani e Dirce

    Excluir
    Responder
    Adicionar comentário
    Carregar mais...


    Postagem mais recente Postagem mais antiga Início Assinar: Postar comentários (Atom)

    Cultura
    •Raízes Produções Artísticas

    •criar o hábito de ler diariamente;
    •incentivar a prática e o gosto pela leitura de forma prazerosa;
    Ler para ter conhecimento.

    ResponderExcluir