Leitura Permanente
A prática escolar tem-nos comprovado que sem leitura torna-se quase impossível ao aluno o prosseguimento nos estudos. A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Ela possibilita a aquisição da maior parte dos conhecimentos acumulados pela humanidade.
Entretanto, faz-se necessário desenvolver atividades diferenciadas que estimulem os alunos a serem protagonistas de suas ações, uma vez que a escola tem um papel decisivo na ampliação da competência leitora dos educandos.
ObjetivoEntretanto, faz-se necessário desenvolver atividades diferenciadas que estimulem os alunos a serem protagonistas de suas ações, uma vez que a escola tem um papel decisivo na ampliação da competência leitora dos educandos.
A leitura é o caminho para a ampliação da percepção do mundo à nossa volta. Quanto mais um indivíduo lê mais integrado com seu meio estará. A leitura é feita de diversas formas, uma das principais é utilizada pela escrita, onde pode ser observável através de livros, revistas, jornais, entre tantos outros dos quais se utilizam símbolos reconhecíveis pela sociedade.
O projeto "Quem lê sabe mais" tem como objetivo :
Procedimentos - criar o hábito de ler diariamente;
- desenvolver a competência leitora e escritora;
- promover a leitura de diversos gêneros textuais,
- incentivar a prática e o gosto pela leitura de forma prazerosa;
- despertar os mais diversos sentimentos e interesse pelos clássicos literários;
- proporcionar o contato com um acervo de livros variados;
- oportunizar professores, alunos e funcionários a lerem na escola.
A leitura será feita durante toda semana sempre no início da primeira aula juntamente com o professor do Currículo Básico e o mesmo também participará da leitura lendo um livro como forma de incentivo aos alunos. Cada aluno escolhe um livro e fará a leitura durante quinze minutos, cada série tem seu acervo na caixa literária que fica disponível na sala de leitura. O aluno representante de sala tem o compromisso de buscar a caixa e levá-la para sala de aula assim que der o sinal.
Todas as séries do Ensino Fundamental Ciclo I e II, Ensino Médio, professores, gestores e funcionários.
Cronograma
O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo.
Avaliação
Ocorrerá durante todo processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano.
É maravilhoso apreciar fotos e informações tão importantes sobre a realização de projetos de leitura. Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirVirgínia
PCOP de Língua Portuguesa
Obrigada pelo carinho, visite sempre nosso blog, abraços...
ExcluirRosani e Dirce
bjetivo
ResponderExcluirA leitura é o caminho para a ampliação da percepção do mundo à nossa volta. Quanto mais um indivíduo lê mais integrado com seu meio estará. A leitura é feita de diversas formas, uma das principais é utilizada pela escrita, onde pode ser observável através de livros, revistas, jornais, entre tantos outros dos quais se utilizam símbolos reconhecíveis pela sociedade.
O projeto "Quem lê sabe mais" tem como objetivo :
•criar o hábito de ler diariamente;
•desenvolver a competência leitora e escritora;
•promover a leitura de diversos gêneros textuais,
•incentivar a prática e o gosto pela leitura de forma prazerosa;
•despertar os mais diversos sentimentos e interesse pelos clássicos literários;
•proporcionar o contato com um acervo de livros variados;
•oportunizar professores, alunos e funcionários a lerem na escola.
Procedimentos
A leitura será feita durante toda semana sempre no início da primeira aula juntamente com o professor do Currículo Básico e o mesmo também participará da leitura lendo um livro como forma de incentivo aos alunos. Cada aluno escolhe um livro e fará a leitura durante quinze minutos, cada série tem seu acervo na caixa literária que fica disponível na sala de leitura. O aluno representante de sala tem o compromisso de buscar a caixa e levá-la para sala de aula assim que der o sinal.
Público Alvo
Todas as séries do Ensino Fundamental Ciclo I e II, Ensino Médio, professores, gestores e funcionários.
Cronograma
O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo.
Avaliação
Ocorrerá durante todo processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano.
Postado por Professoras: Rosani Belati e Dirce Lansoni às 15:40
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutReações:
2 comentários:
Virgínia e Tamar11 de junho de 2012 12:01
É maravilhoso apreciar fotos e informações tão importantes sobre a realização de projetos de leitura. Parabéns pelo trabalho!
Virgínia
PCOP de Língua Portuguesa
ResponderExcluir
RespostasProfessoras: Rosani Belati e Dirce Lansoni15 de junho de 2012 15:17
Obrigada pelo carinho, visite sempre nosso blog, abraços...
Rosani e Dirce
Excluir
Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Início Assinar: Postar comentários (Atom)
Cultura
•Raízes Produções Artísticas
•criar o hábito de ler diariamente;
•incentivar a prática e o gosto pela leitura de forma prazerosa;
Ler para ter conhecimento.